venda-se!

Um blogue de ensaio e erro sobre Economia.

Contacto

aputadasubjectividade
Pop Chula
buzina

5.3.03

A RECICLAGEM É MÁ PARA A ECONOMIA

Falando mais do ambiente. Neste blog vem um link para um artigo acerca deste assunto. O título é pomposo: "A RECICLAGEM É MÁ PARA O AMBIENTE". Fiquei curioso e li. O que diz o texto está bem longe da indicação do título e parece uma daquelas manobras jornalísticas bem conhecidas. Afinal, a tese é que reciclagem é má para a Economia. Isto porque há hoje em dia métodos mais sofisticados de incineração - não em Portugal certamente - que são mais baratos que a reciclagem e menos onerosos para o Ambiente. A ideia é boa e desejável. Sempre se disse que a Reciclagem não servirá para tudo, devido a custos de transporte em áreas longínquas, às especificidades de alguns dos produtos a ser reciclados ou aos custos (inclusive ambientais) da própria actividade de reciclagem.
No entanto, por princípio a reciclagem ainda é melhor que a incineração. Os argumentos ali apresentados indiciam uma complementaridade entre a reciclagem e a incineração em países como a Suécia, mas isso não implica que a primeira seja má para o ambiente, nem que se possa aplicar no Reino Unido (onde há pouca reciclagem). Também Portugal ainda está muito atrasado e sofre os efeitos da incineração mal feita (e não feita).
Que ninguém pense usar os argumentos referidos no artigo para acabar com a separação de lixo, porque por agora, a alternativa são as lixeiras.
Já agora, todos deviamos saber que em relação aos "programas de reciclagem" das autarquias, há relatos de que a separação de lixo por parte dos munícipes vai toda para o mesmo sítio (a lixeira). Ou seja, que se publicita e "finge que faz" apenas para agradar e até para cobrar mais (umas taxas de defesa do ambiente, investiguem se pagam... investigam o que fazem ao lixo reciclado no vosso município, é uma maneira interessante de passar uma tarde). É uma pena. Se calhar os autarcas sempre souberam que a reciclagem só serve para conquistar votos e estão a deixar o lixo em pousio para ser apropriadamente destruído pelo novo método de incineração.