venda-se!

Um blogue de ensaio e erro sobre Economia.

Contacto

aputadasubjectividade
Pop Chula
buzina

16.6.03

Euro 2004 e Expo 1998

O João Miranda, do Liberdade de Expressão e o NMP do Mar Salgado, discutem os efeitos económicos dos grandes projectos. O João alerta para o verdadeiro custo dos estádios de futebol (o que se deixa de fazer para organizar o Euro), enquanto que NMP foca as externalidades dum projecto desta envergadura (sobre o turismo, sobre a marca Portugal, etc.) e refere que teremos que esperar por um estudo posterior para poder concluir alguma coisa. Este estudo já está a concurso público (se o link não funcionar, a notícia).
Se bem me lembro, o estudo feito sobre a Expo 1998 pela Universidade Nova de Lisboa, teve um resultado positivo.
O NMP arrisca e diz que duvida que os benefícios ultrapassem os custos. Eu acredito que tudo irá correr bem . Não o melhor possível, mas bem. A este nível, duvidar está ao mesmo nível de acreditar. Até porque do estudo não sairá nenhuma verdade absoluta (só se for uma desgraça completa).

PS: Não deixa de ser curioso a comparação do João, com os Hospitais. Isto porque, vindo dum liberal Hayekiano, esperaria uma política do lado da oferta, algo do género: uma redução dos impostos pelo montante gasto com o EURO 2004. Provavelmente o argumento era apenas conceptual. Mas aqui entre nós, parece-me mais importante Escolas (formação a sério) que Hospitais (que poderiam depois ser pagos com os dividendos da formação).