venda-se!

Um blogue de ensaio e erro sobre Economia.

Contacto

aputadasubjectividade
Pop Chula
buzina

1.7.03

Paul Krugman - Peddling Prosperity

O livro é interessante. Krugman descreve de forma muito clara o surgimento do Keynesianismo, passando depois pela teoria económica conservadora que dominou os anos 70, e que ele respeita (Monetarismo, Public Choice, entre outras coisas). Estas teorias seriam mais tarde aproveitadas, por vezes de forma desonesta, pelos suply-sidders, sob a asa ideológica de Reagan. Este é o principal assunto do livro. O relato de casos em que a análise económica foi chutada o lado para servir uma ideologia política pré-definida. Histórias de teorias escritas em guardanapos de papel em restaurantes de Washington e legitimadas por jornalistas de publicações conservadoras e think tanks partidários. Alguma propaganda.
Também temos blogs assim, aliás é característica dos blogs ser assim. Preguiçosos. Desonestos. Clubistas.
Krugman descreve depois o aparecimento dos strategic traders, a resposta liberal aos supply siders, que teriam o seu momento de glória com a eleição do presidente Clinton.
É de notar que Krugman é um liberal (em português: é de esquerda) e passa hoje uma parte importante da sua vida a fazer politiquice no New York Times, usando por vezes a economia da mesma forma que tanto critica neste livro. É importante tentar perceber porquê. Presumo que seja uma forma de reacção aos senhores em Washington, que têm-lhe dado bastantes motivos para brincar.

Notas finais:

- A malta de direita ficaria surpreendida com o tratamento simpático que Krugman dá a Reagan na área económica (irrelevante no crescimento, consequências apenas na distribuição de rendimentos).
- Uh.