venda-se!

Um blogue de ensaio e erro sobre Economia.

Contacto

aputadasubjectividade
Pop Chula
buzina

3.2.03

Fome Zero

É hoje lançado o programa Fome Zero no Brasil. A tentativa de erradicar a fome é um daqueles assuntos que deveria transcender divisões políticas, entra tanto na definição de "safety net", como na procura duma maior "justiça social". Poderá não haver acordo acerca da forma para efectuar este combate mas a discussão é bem-vinda. O governo de Lula escolheu uma abordagem radical. Ainda que aparentemente integrada e procurando resolver as causas deste problema, é um projecto com uma forte componente imediata.
Quanto a possíveis discordâncias, os argumentos: "mas eles não querem trabalhar" e "só estão a extorquir dinheiro do governo", não são relevantes para esta discussão. Eu acredito que se consiga estabelecer mecanismos que, premiando o mérito o trabalho e a honestidade, o façam sempre além da "fome". A "fome", não pode ser vista como um mal necessário, seja ele para a eficiência à Hayek (que eliminava qualquer redistribuição estatal) ou para a selecção de comportamentos socialmente desejáveis. É algo perverso e uma das maiores causas de exclusão social.
Do que tive oportunidade de ler, não se trata de nenhum fantoche para uma maior presença do estado na economia, que poderia esconder outros objectivos. Um dos pilares prende-se com o envolvimento do sector privado e com a participação caridosa das pessoas.
A melhor sorte para este projecto.